Início
  História
  Proposta de ação
  Onde estamos
  Atividades
  BiblioRede
  Textos diversos
  Anais de Eventos
  Parceiros
  Equipe
  Contatos

Calendário
Ambiental
Lista de
discussões
Coletivo Jovem
da Paraiba
CIEA/PB


Compromisso com as questões ambientais

Algumas das principais iniciativas que demostram a import⮣ia que a garotada vêm dando para as questões ambientais são a criação do Coletivo Jovem de Meio Ambiente da Paraíba (COJEMA-PB) e a participação de adolescentes em conferências municipais, estaduais e até mesmo nacionais sobre o meio ambiente. Na Paraíba, cerca de 40 adolescentes e jovens fazem parte do Cojema e coordenam as ações de educação ambiental nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Pombal. "É um trabalho feito em forma de corrente, porque cada adolescente que participa de um evento nacional, por exemplo, repassa o que aprendeu para outros jovens de seu município e eles repassam para as suas escolas e comunidades. Com isso, um maior número de pessoas acaba tendo acesso às informações que foram discutidas", explicou a estudante Larissa Maria Ramos de Albuquerque, 19 anos.


CONFERÊNCIAS NACIONAIS

Segundo a estudante de Ciências Biológicas da UFPB e representante do Cojema, Andressa Ribeiro de Queiroz, 20 anos, 23 estudantes de vários municípios da Paraíba representaram o Estado na 2ª. Conferência Nacional Infanto-Juvenil de Meio Ambiente, realizada em Brasília, durante os dias 23 e 27 de abril deste ano. "O evento foi um processo din⭩co e contínuo de discussão e debate entre adolescentes de 11 a 14 anos das escolas públicas e privadas de todo o Brasil sobre temas de preocupação mundial como biodiversidade, mudanças climáticas, diversidade étnico-racial e segurança alimentar e nutricional, estimulando o pensamento crítico e a participação mais ativa na sociedade. A partir do esclarecimento e sensibilização dos adolescentes sobre a problemática ambiental foi feita uma carta de responsabilidades entregue ao presidente Lula", contou. Já a especialista em Educação Ambiental e técnica da Secretaria Estadual de Educação, Vitória Régia Alves de Souza Abrão, informou que adolescentes que faziam parte do Movimento de Meninos e Meninas de Rua e que viviam em comunidades quilombolas, indígenas e em assentamentos rurais da Paraíba também participaram do evento. "A delegação da Paraíba teve uma participação muito importante na conferência nacional porque mostrou o grau de compromisso das nossas crianças e dos adolescentes com as questões ambientais. São jovens que já vêm desenvolvendo projetos e ações em suas comunidades e que puderam conhecer e compartilhar diversas vivências", avaliou


TUDO COMEÇOU COM UMA ATIVIDADE ESCOLAR

A estudante Larissa Maria Ramos de Albuquerque, 19 anos, também é um exemplo de adolescente comprometida com o meio ambiente. Seu interesse pelas questões ambientais começou a surgir na escola, quando um professor propôs aos alunos da 5ª. série que fosse feita uma horta na escola. "Participei da atividade para conseguir uma boa nota na escola, mas depois comecei a gostar de discutir as questões ambientais e de participar de projetos de educação ambiental. Foi uma experiência que revolucionou a minha vida, que trouxe a reeducação de hábitos e a mudança de perspectiva sobre o meio ambiente. Há nove anos venho aprendendo a contemplar e a respeitar a natureza e o ser humano", contou. Depois dessa primeira experiência, Larissa foi convidada a participar da Feira de Ciências do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) e de projetos de educação dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, como o projeto "Protetores da Vida". Hoje, ela estuda Recursos Naturais no Cefet (Centro de Ensino Tecnológico da Paraíba), participa do Cojema e trabalha no Centro de Educação Ambiental. "Fazemos palestras em escolas porque sabemos que é na escola que os valores das pessoas são renovados. Levamos aos adolescentes as informações necessárias para que haja uma sensibilização sobre as questões ambientais. Nosso trabalho é abordar o meio ambiente na sua totalidade e discutir assuntos que fazem parte da realidade dos adolescentes como a questão do saneamento básico, da água, dos lixões e aterros sanitários, da poluição do ar e a import⮣ia do respeito mútuo", explicou.


EXPERIÊNCIAS QUE TRANSFORMAM

Uma das experiências que mudou completamente a vida do paraibano Thiago Henrique Silva Nogueira, 17 anos, foi a participação da 1ª. Conderência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, também realizada em Brasília, há três anos. "Foi um momento importante, já que todos puderam ouvir o que os adolescentes de 11 a 14 anos pensavam sobre o meio ambiente e quais as suas sugestões para que pudêssemos viver em um mundo melhor. Encaminhamos uma carta ao Ministério do Meio Ambiente e vimos nossas sugestões se transformarem em políticas públicas", comemorou. Desde então, Thiago não parou mais de participar de palestras, conferências municipais e estaduais e de projetos de educação ambiental. "Na 1ª Conferência discutimos temas como a Agenda 21 de modo prático e fácil, trazendo o assunto para o dia-a-dia do jovem. O meu interesse pelas questões ambientais só aumentou depois dessa experiência. No futuro, pretendo continuar esse trabalho e ser engenheiro agrônomo", disse. Aos 10 anos, participei do projeto de horta na escola. Foi uma experiência que revolucionou a minha vida, que trouxe a reeducação de hábitos e a mudança de perspectiva sobre o meio ambiente. Há nove anos venho aprendendo a contemplar e a respeitar a natureza e o ser humano. Hoje, o grau de conscientização e de compromisso com o meio ambiente dos jovens é muito maior do que era há 10 anos. Eles já têm informações sobre os impactos negativos do desperdício da água, da poluição da praia, dos rios e do lugar onde vivem. Muitos ajudam a arborizar e a cuidar melhor de sua cidade."

Fonte: Papo Cabeça G-2 # 04/06/2006 # http://www.portalcorreio.com.br/site/barra.php?site=23&tipo=canais



Universidade Federal da Paraíba Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Prefeitura Municipal de João Pessoa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Paraíba Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária Millennium Inorganic Chemicals