MONITORIA

APRESENTAÇÃO ORAL
TRABALHO COMPLETO
4.EDUCAÇÃO

1 Aluno(a)Bolsista;
2 Aluno(a) Voluntário(a);
3Prof(a) Orientador(a)/Coordenador(a);
4 Prof(a) Colaborador(a);
5 Servidor(a) Técnico(a)/Colaborador(a);

ORDEM

TRABALHO

1

4CCADFCAMT01-O
MONITORIA PARA O ENSINO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA TAXONOMIA PARA
O CURSO DE AGRONOMIA
Marina Matias Ursulino1; Leonardo Pessoa Felix3.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais/ MONITORIA

2

4CCADSERMT01-O
MONITORIA EM SOLOS E INTEGRAÇÃO DO ENSINO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA NOS CURSOS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA: DISCIPLINA QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO
Luiz Cláudio Nascimento dos Santos1, Janielly Silva Costa2, Vânia da Silva Fraga3;
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Solos e Engenharia Rural/MONITORIA

3

4CCADSERMT02-O
MONITORIA MEIO DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, NUMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
Glêvia kamila Lima1; Djail Santos2; Roseilton Fernandes dos Santos3; Francisco de Assis Pereira Ramos3;
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Solos e Engenharia Rural/ MONITORIA

4

4CCADSERMT03-O
MONITORIA EM GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS COMO APOIO PARA A DIFUSÃO DA PEDOLOGIA NA AGRONOMIA
Franciezer Vicente de Lima1 Francisco Canindé Medeiros Santos1, Antunes Romeu Lima do Nascimento2, Roseilton Fernandes dos Santos3, Djail Santos3
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Solos e Engenharia Rural/MONITORIA

5

4CCADSERMT04-O
MONITORIA: INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NUMA RELAÇÃO MÚTUA ENTRE PROFESSOR-MONITOR-ALUNO, REFLETINDO NA EFICIÊNCIA ACADÊMICA
Glêvia Kamila Lima1, Régis Dos Santos Braz2, Djail Santos3, Roseilton Fernandes dos Santos3.
Centro de Ciências Agrárias/ Departamento de Solos e Engenharia Rural/ MONITORIA

6

4CCADSERMT05-O
INICIANDO A DOCÊNCIA COM O PROJETO DE MONITORIA NA ÁREA DE SOLOS
Cassiana Felipe de Souza 1; João Tadeu de Lima Oliveira2; Roberto Wagner C. Raposo3,
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Solos e Engenharia Rural/ MONITORIA

7

4CCADSERMT06-O
EFEITO DA MONITORIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DA
DISCIPLINA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
Ramon Gomes de Lima Miranda 2; Renato Paiva de Lima 2; Jonas César Marinho da Cruz 2; Bruno Antonio Bernardo da Silveira Gonzaga 2; Mauricio Javier de Leon 3;
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Solos e Engenharia Rural/MONITORIA

8

4CCADESERMT07-O
MONITORIA: INSTRUMENTO APLICATIVO PARA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS.
Juliana Simões Nobre Gama1, Roseilton Fernandes dos Santos3, Iêde de Brito Chaves3, Reginaldo Fidelis de Souza Júnior(6), Djail Santos3;
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Solos e Engenharia Rural/MONITORIA.

9

4CCADSERMT08-O
MONITORIA: INSTRUMENTO APLICATIVO PARA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS.
Juliana Simões Nobre Gama1, Roseilton Fernandes dos Santos*3, Iêde de Brito Chaves3, Reginaldo Fidelis de Souza Júnior(6), Djail Santos**3;
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Solos e Engenharia Rural/MONITORIA

10

4CCADZMT01-O
DESEMPENHO DE DISCENTES DO CURSO DE ZOOTECNIA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA ANIMAL COM AUXÍLIO DA MONITORIA
Michelle Rodrigues Costa1; Patricia Emília Naves Givisiez3; Tiago Gonçalves Pereira Araújo4;
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Zootecnia/MONITORIA

11

4CCAEDCEMT01-O
MANIPULAÇÃO DE MATERIAS COMO ESTRATÉGIA NA MONITORIA DA MATEMÁTICA
Moema David Oliveira1; Jaênia Silva do Nascimento1; Flaviana Silva de Lima2; Severina Andréa Dantas de Farias3.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação/ Departamento de Ciências Exatas /MONITORIA

12

4CCENDBMMT01-O
CONDUÇÃO SONORA E SENSAÇÃO AUDITIVA: PRÁTICA DE BIOFÍSICA COM DIAPASÔES E EMISSOR DE FREQUÊNCIAS
Juan Carlos Costa 1; Ariosto Teles Marques 2; Cosme Rafael Martínez 3,
Centro de Ciências Exatas e da Natureza/Departamente de Biologia Molecular/ /UFPB

13

4CCENDBMMT02-O
EFEITO DA OSMOLARIDADE DO MEIO SOBRE A INTEGRIDADE DAS HEMÁCIAS
Diana Marques Martins Chacon 1 ; Allan de Jesus dos Reis Albuquerque 2 ; Cosme Rafael Martínez 3 ; Ariosto Teles Marques 4,
Centro de Ciências Exatas e da Natureza/Departamento de Biologia Molecular/MONITORIA

14

4CCADCFSMT01-O
ENSINO DA INFORMÁTICA NO PAPEL DA INCLUSÃO DIGITAL E PREPARAÇÃO
PARA OMERCADO DE TRABALHO
Jonas César Marinho da Cruz 1; Gilmar Batista da Silva 2; Márcia Verônica Costa Miranda 3;
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais/MONITORIA

15

4CCADCFSMT02-O
CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA A MELHORIA DO ENSINO DE ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL
Anderson Rodrigo da Silva1 Elizanilda Ramalho do Rêgo3,
Centro de Ciências Agrárias /Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais/MONITORIA

16

4CCADCFSMT03-O
IMPORTÂNCIA DO MONITOR NO ENSINO DE BIOFÍSICA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Severino Guilherme Caetano Gonçalves dos Santos1; Anne Evelyne Franco de Souza2,
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Fundamentais Sociais/MONITORIA

17

4CCADCFSMT04-O
CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA AS DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA: UMA
NECESSIDADE REAL E BILATERAL
Anderson Rodrigo da Silva1, Elizanilda Ramalho do Rêgo3,
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais/MONITORIA

18

4CCADCFSMT05-O
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE MATEMÁTICA PARA OTIMIZAÇÃO DOS INDÍCES DE APROVAÇÕES E APRENDIZADO NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA
APLICADA ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Edmilson Igor Bernardo Almeida 1, Péricles de Farias Borges 2,
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais/MONITORIA.

19

4CCADCFSMT06-O
IMPORTÂNCIA DO MONITOR NO ENSINO DE BIOFÍSICA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Severino Guilherme Caetano Gonçalves dos Santos1; Anne Evelyne Franco de Souza2,
Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências Fundamentais Sociais/MONITORIA

20

4CCALBVMT01-O
CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA A MELHORIA DO ENSINO
DE ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL
Anderson Rodrigo da Silva1, Elizanilda Ramalho do Rêgo3,
Centro de Ciências Agrárias/Laborarório de Biotecnologia Vegetal/UFPB/MONITORIA

21

4CCHLADECOMMT01-O
MONITORIA E ENSINO DE RELAÇÕES PÚBLICAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Maria Lívia Pacheco de Oliveira1; Jéssica Iuri Koga Gomes2; Juliana Andréia Medeiros do Amaral2; Lorena Simone Nasciemtno Barros2; Josilene Ribeiro de Oliveira3,
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes /Departamento de Comunicação/MONITORIA

22

4CCHLADLCVMT01-O
O ENSINO DA TEORIA DAS DESCRIÇÕES DE RUSSELL PARA OS ALUNOS DE LETRAS
Mábia Nunes Toscano1; Maria Leonor Maia dos Santos3; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas/MONITORIA

23

4CCHLADLCVMT02-O
A REESCRITA DE RESUMOS NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA I
Fernanda Miranda da Silva Vieira1, Maria Leonor Maia dos Santos3;
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Letras clássicas e Vernáculas/MONITORIA

24

4CCHLADLCVMT03-O
(RE)PENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: AS TEORIAS LINGÜÍSTICAS
 E OS PCN NO LIVRO DIDÁTICO
Natanael Duarte de Azevedo2, Mônica Nóbrega3;
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas/
MONITORIA

25

4CCHLADLCVMT04-O
HUMOR E CULTURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS
COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)
Renata Luana Gomes Cintra1; Mônica Mano Trindade3;
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Letras Clássicas e
Vernáculas/MONITORIA

26

4CCHLADLCVMT05-O
ROMANTISMO E ENSINO DA LITERATURA:UMA LEITURA DE EMÍLIO, DE ROUSSEAU
Edineyalison Wallas H. F. Pereira1; Wilma Martins Mendonça3,
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas/Monitoria

27

4CCHLADLCVMT06-O
PROCESSOS SINTÁTICOS: COORDENAÇÃO, SUBORDINAÇÃO E CORRELAÇÃO
Raíssa Emanuelle dos Santos1; Maria das Graças Carvalho Ribeiro3,
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes / Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas / MONITORIA

28

4CCHLADLEMMT01-O
ANÁLISE DO CONTO O CORAÇÃO DENUNCIADOR À LUZ DAS TEORIAS DO CONTO
Ildefonso Alves de Carvalho 1; Maria Luiza Teixeira Batista 3,
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes / Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas / MONITORIA: Procedimentos narrativos do conto

29

4CCHLADPMT01-O
ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA: EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NO ESTUDO DA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Gisléa Kândida Ferreira da Silva 1; Cibele Soares da Silva Costa 1; Larisse Helena Gomes Macêdo Barbosa1; Vinícius Suares de Oliveira 1; Laís de Farias Urtiga 2; Sharlinny Karina Silva de Lima 2; Natanael Antônio dos Santos 3.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Psicologia/MONITORIA

30

4CCHLADSSMT01-O
AVANÇOS E DESAFIOS DA PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Maria de Lourdes Soares1, Amanda Virgínia Albuquerque dos Santos2, Gilvaneide Nunes da Silva2
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes/Departamento de Serviço Social/MONITORIA

31

4CCHLADSSMT02-O
A ORIGEM DA PESQUISA  NO SERVIÇO SOCIAL E ANÁLISE DA PRESENÇA DE MONITORES NA SALA DE AULA
Élida Danielly de Lira Pereira1; Maria Madalena Pessoa Dias1; Maria Nayara Medeiros Matias1; Maria de Fátima Melo do Nascimento2; Carolina Magda Oliveira Ferreira da Costa3
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Serviço Social/MONITORIA

32

4CCHSADAPMT01-O
APRENDENDO E ENSINANDO UMA ANTIGA LIÇÃO SOMOS TOD@S IGUAIS BRAÇOS DADOS OU NÃO É A ACADEMIA É O CAMPO É A CANETA É O CHÃO ...
Lucas Kennedy Silva Lima 1, Alexandre Eduardo de Araújo 3;
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias /Departamento de Agropecuária/ /MONITORIA

33

4CCHSADAPMT03-O
UTILIZAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA ENTOMOLOGIA
Christopher Stallone de Almeida Cruz1,  Marcos Barros de Medeiros2, Italo de Souza Aquino;
Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/Departamento de Agropecuária/MONITORIA

34

4CCHSADAPMT04-O
OPINIÃO CRITICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS SOBRE O DOCUMENTÁRIO DO VÍDEO “A CARNE É FRACA”
Christopher Stallone de Almeida Cruz 1; Marcelo Luís Gomes Ribeiro 2; Marcos Barros de Medeiros 4;
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias/Departamento de Agropecuária/MONITORIA

35

4CCSADFCMT01-O
A MONITORIA COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO APLICADO AOS ALUNOS DA DISCIPLINA CONTABILIDADE i, DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPB, NO ANO LETIVO de 2008.
Thiago Mamede Bezerra1, Bruna Stefhany Pereira de Souza1, Adalberto Sousa Pereira2, Ronaldo Santos Silva3, Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida4.

36

4CCSDEFMT01-O
ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DOS MONITORES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFPB
Wínea Leila Ribeiro Vasconcelos 1; Terezinha de Jesus Nogueira Oliveira 2; João Batista da Silva 3
Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisioterapia/MONITORIA

37

4CCSDEFMT02-O
ANÁLISE DESENVOLVIMENTISTA DOS PADRÕES FUNDAMENTAIS DO MOVIMENTO NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Raquel Suelen Brito da Silva1; Aline Bezerra Machado2;Hélia de Siqueira Leite3; Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Educação Física/MONITORIA

38

4CCSDFPMT01-O
VIDEO DA PRÁTICA DE SECREÇÃO E ABSORÇÃO INTESTINAL DE RATOS
Alexandre Augusto de Brito Pereira Guimarães1; Rafaela Clemens de Souza Leão1, Eduardo Walter de Arruda2, Ana Carolina Luchiari3 .
Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Fisiologia e Patologia/MONITORIA

39

4CCENDFPET01-O
BERNHARD GROSS E OS PRIMÓRDIOS DA FÍSICA NO BRASIL
Laís Pereira Régis 1, Pedro Luiz Christiano3;
Centro de Ciências Exatas e da Natureza / Departamento de Física / PET

40

4CCENDFPET02-O
A HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN
Marcílio Danilo Nascimento de Moraes1; Pedro Luiz Christiano3 ,
Centro de Ciências da Exatas e da Natureza/Departamento de Física/PET

41

4CEDFEMT01-O
CONSTRUINDO HISTÓRIA: UMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E VIDA
Hadassa Monteiro de Albuquerque1; Fabíola Barrocas Tavares3,
Centro de Educação/ Departamento de Fundamentação da Educação/ MONITORIA

42

4CEDFEMT02-O
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E A PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA
Adriano Soares da Silva1; Alba Maria Monteiro dos Santos1; Maria Elizete Guimarães Carvalho3.
Centro de Educação / Departamento de Fundamentação da Educação / MONITORIA

43

4CCSDEFMT03-O
CONTRIBUIÇÃO DOS COMBINADOS NA INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, REGRAS DE CONVIVÊNCIA A PARTIR DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS
Laís Santos Castro1 Amanda Honório de Oliveira2  Doutor Pierre Normando Gomes da Silva3;
Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Educação Física/MONITORIA

44

4CEDHPMT01-O
O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE SAPÉ/PB: UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
Jean da Silva Morais(1); Virgínia de Oliveira Silva3,
Centro de Educação/ Departamento de Habilitações Pedagógicas/MONITORIA

45

4CEDHPMT02-O
LEIS ORGÂNICAS MUNICIPAIS DE ALGUNS MUNICIPIOS PARAIBANOS:
INCENTIVO Á EDUCAÇÃO?
Camylla de Oliveira Dornelas1, Araceli Milma Ferreira da Cunha1, Virgínia de Oliveira Silva3,
Centro de Educação/Departamento de Habilitações Pedagógicas/MONITORIA

hex3.jpg
hex6.jpg
hex9.jpg
hex12.jpg
hex15.jpg